Receita de Bacalhau a Zé do Pipo – Deliciosa Receita para Datas comemorativas

Zedopipo.foto_
RJ,07/05/2015

Ola Mundão,

Hoje vou falar desta receita portuguesa, que é deliciosa. Segundo algumas pesquisas relatam que foi criada em 1940 por um dono de restaurante que competia em um concurso e ganhou como melhor prato em paladar e preço, sendo o prato apelidado por origem ao seu nome que era José Valetim.

Sempre bom saber historia né. E curioso a questão do preço ter sido importante na epoca. Atualmente bacalhau anda bem caro, infelizmente para gente que gosta. Apesar de que a muito tempo sou “enganada” pelos peixes salgados. (Risos) Até algumas reportagens a uns 2 anos atras desvendarem estas e outras por ai.

Voltando a receita. Conheci este prato certa vez em um restaurante no Rio Design no Rio de Janeiro, e tinha muito charme na apresentação do prato. Alias era chique mesmo. Mas era bacalhau legitimo, posta farta e um delicioso tempero. Foi assim que me apaixonei. Não é prato para comer todos os dias. Mas sinto vontade de come-lo uma vez por ano. Não sei porque acho que combina com data especial ou comemorativa. Em especial, o ano novo, na minha opinião faz todo sentido. Mas este ano me aventurei na vespera da pascoa em que costumamos a comer peixe. Dai, inventei que ia fazer uma versão um pouco brasileira. Acabei tirando a azeitona porque nem todos aqui em casa comem. Mas recomendo colocar. Vamos a receita:

   Zé do Pipo

    Ingredientes:

  • 1 Folha de Louro
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • 400 g de batata cozida
  • 1/4 de xicara de azeite
  • 200 g de maionese
  • 1 copo de leite
  • 2 colheres de manteiga
  • 400 g de bacalhau
  • azeitona (opcional)
Modo de Preparo;
Dessalgue o bacalhau. 1 a 2 dias antes. No dia cozinhe o bacalhau no leite.
Em outra panela coloque o azeite e refogue as rodelas de cebola, junto com o louro.  Depois acrescente as postas de bacalhau para serem douradas juntos. Reserve o leite que ficou do bacalhau para fazer o pure de batata , amasse as batatas juntando o leite que pegou o gosto do bacalhau e a manteiga.
Coloque em uma travessa as postas de bacalhau e jogue as cebolas por cima. Acescente pimenta do reino a gosto. Cubra este bacalhau com o pure feito e por cima do pure uma camada de maionese.
Assista o passo a passo no video a seguir.
Super beijos. Até a proxima. 

Leia também

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *