Porosidade dos fios: Teste e Importância

Teste de Porosidade

Olá Mundão,

Porosidade dos fios. Mas o que seria isso e qual sua importância ?


Teste de Porosidade

A porosidade capilar é a capacidade do cabelo de absorver água e manter a umidade dos fios. Também podemos observar pelas camadas de cutículas  que se formam como “escamas”, formando uma proteção em torno do fio.

teste-de-porosidade-2

Saber o nível de porosidade do fio, ajudará a definir a forma mais adequada de tratamento. Normalmente chutamos aleatoriamente o que iremos fazer. Por isso nos lançamos em cronogramas capilares, receitas caseiras, alimentação especifica, uso de ampolas e óleos, hidratações quinzenais. Mas o resultado pode ser momentâneo ou nem surtir efeito. Justamente, por estar tratando de algo que ele precisa menos, e deixando de lado aquilo que ele realmente precisa.

Então vamos aprender um teste simples que irá ajudar a nortear nossos cuidados com o cabelo: o teste de porosidade.

teste-de-porosidade

Para o teste basta pegar um copo com água e utilizar um fio capilar seu que tenha acabado de cair ou na escova. Coloque o fio dentro do copo que estará com água filtrada e aguarde por alguns minutos. Neste teste podemos ver que quando o cabelo boia ele precisa de hidratação, quando ele fica no meio precisa de nutrição e quando afunda ele precisa de uma reconstrução.

Agora que você sabe o que seu cabelo precisa é possível planejar seu cronograma capilar de acordo com a sua verdadeira necessidade.  Segue uma tabela para ajudar nortear.

cronograma-capilar


A tabela mostra 3 opções de cronograma capilar, você seguirá apenas as semanas de acordo com o resultado do seu cabelo. Seguindo o planejamento de trata-lo 3 vezes por semana, dentro de 4 semanas.

Observe antes de comprar cremes qual a predominância de algum elemento, isso irá ajudar identificar se ele é de hidratação, nutrição ou reconstrução. Embora muitos produtos já tenha a informação no rotulo. Alguns prometem agir nos três elementos. Então é bacana saber diferenciar.

Produtos de Nutrição possuem em sua maioria óleos e vitaminas.

Produtos de Reconstrução possuem queratina e proteínas para reposição da massa.

Produtos de Hidratação possuem extratos vegetais e pantenol.

Agora sim! Estamos prontos para deixar o cabelo forte e saudável.

Assista também o vídeo:

E você já fez o teste? Me conte nos comentários.

Super beijos

Instagram @livialimongi


Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *