Como organizar seu dinheiro

organizarseudinheirobloglivia

Olá Mundão, E ai como está seu dinheiro?

Hoje, começaremos uma serie de dicas financeiras. Este é um assunto que adoro. Além de ter me formado nessa área, gosto de livros e planejar tudo. Por isso, quero passar algumas sugestões que podem facilitar a planejar o seu dindim (dinheiro).


Primeiro, pense em separar seu salário em percentual, isso facilita sua gestão mensal. A sugestão inicial é separar em torno de 60% para seus gastos essenciais como contas de água, luz, telefone, saúde, alimentação, despesas com deslocamento. Esta categoria ficará com tudo que é essencial para sua sobrevivência.

Depois, separe 20% para reserva de poupança, que será destinado para ajudar na sua aposentadoria e como dinheiro de emergência. Ainda, poderá considerar que metade deste valor reservado é para seu futuro e a outra é para emergências  que englobam saúde e gastos inesperados.

Dai então, poderá separar 20% para seu lazer e conforto, como jantar fora, ir ao cinema, passear, ir ao salão, viajar ou destinar para algum hobbie. Ou até mesmo a compra de itens para si ou para sua residencia.

organizarodinheiroDesta maneira, você conseguirá equilibrar a forma como utiliza seu dinheiro. Claro que em alguns momentos, será necessário realizar algumas modificações. Porém determinando números, você consegue se esforçar para não gastar mais com algo que não é tão relevante ou vice-versa. E até planejar aquisições maiores como a compra de um apartamento, carro e outras coisas, justamente por saber exatamente onde está destinando cada  parte do seu dinheiro.


No inicio, isto tudo será difícil, mas precisa ter um carinho especial com este assunto, se deseja ter um futuro mais tranquilo.  Não é fácil lidar com as contas da “vida adulta”. E  terá momentos que pode faltar o dinheiro do lazer, se estiver com muitas contas. Mas separe todas elas no papel, ao lado de cada uma escreva se é essencial, sempre veja se há a possibilidade de reduzir. E se ainda não estiver sobrando dinheiro para cada item, avalie a forma que ganha dinheiro, se há possibilidade de crescimento, ou se há uma renda extra para somar.

Estas são as dicas iniciais. Vamos com tudo!

Tem duvidas, deixe nos comentários.

Super beijos e até a próxima.

Instagram @livialimongi


 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *