Como surgiu o sorvete | Lívia Limongi

como surgiu o sorvete

Olá Mundão, sorvete é tudo de bom. É a sobremesa democrática com vários sabores, que encanta a maioria das pessoas. Sucesso no verão e quem gosta toma até no inverno.  Mas afinal como surgiu o sorvete? Até hoje existe um mistério sobre quem realmente inventou.

As primeiras informações relevantes foram na China a 4 mil anos atrás, onde eles faziam uma mistura congelada de leite de arroz e neve. Existem pesquisas que falam que Alexandre, o Grande, desfrutava de neve com sabor de mel e néctar. Outras que no Império Romano, Nero enviava os seus escravos para buscar neve na Montanha e aromatizar com frutas e sucos. (Desta maneira parece até uma raspadinha… hehehe )




Mais de Mil anos depois, Marco Polo retornou a Itália com uma receita que parecia o sorvete. Neste mesmo tempo surgiu o sorvete  na Inglaterra. Na França era servido sobremesa congelada para a italiana Catherine de Médici quando se tornou esposa de Henrique II.

A primeira sorveteria do Mundo foi aberta em 1686, pelo siciliano Francisco Procópio em Paris. Esta sorveteria foi ponto de encontro de intelectuais e pessoas distintas da época.



Nos Estados Unidos existem referencias do sorvete em 1744. E no Brasil, surgiu o primeiro sorvete no Rio de Janeiro. Um navio americano aportou em agosto de 1834 com toneladas de gelo. Dois comerciantes cariocas compraram a carga e começaram a vender sorvetes de frutas. Como não tinha como conservar o sorvete, as sorveterias anunciavam a hora que iam fornecer. Nesta época, as mulheres eram proibidas de entrar em bares, cafés e confeitarias, mas resolveram quebrar o protocolo e fizeram filas para experimentar a novidade. (Que bom que isso aconteceu! Não é mesmo meninas? )



como surgiu o sorvete

A primeira industria de sorvete do Brasil surgiu em 1941, onde pôde ser distribuído em grande escala. Essa industria se chamava Harkson do Brasil e anos depois começou a se chamar KIBON. Hoje em dia, existem várias marcas e a gente consegue fazer sorvete até em casa. Isso é bom demais!

E ai o que achou dessa história toda? Me conta nos comentários.

Super beijo e até a próxima.

Instagram @livialimongi



 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *