Extravio de bagagem: o que fazer ? | Lívia Limongi

o que fazer no extravio de bagagem

Olá Mundão, todo mundo que viaja corre o risco de viver esta experiência desgastante e bem comum de acontecer hoje em dia pelo fluxo de gente. Por isso é importante ficar atento. Você chegou de um vôo, foi para esteira, ela rodou diversas vezes, passou o tempo e nada da mala aparecer. Percebeu que praticamente todos os passageiros pegaram sua malas e não teve reposições na esteira, esteira praticamente vazia.



O 1º passo é se dirigir até um guichê e falar com atendente sobre o ocorrido, solicitando para preencher o RIB ( relatório de irregularidade de bagagem). O RIB é o documento que serve para garantir os seus  direitos, pois é nele que será registrado a perda ou extravio de bagagem. O ideal é fazer o documento logo  após o desembarque para agilizar o processo. Mas também é aceito até sete dias após o desembarque. A questão é que mais demorar para fazer o registro, menores são as chances de resolver o problema.

extravio de bagagem

Além do RIB, o passageiro pode registrar o ocorrido junto ao escritório da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) dentro do próprio aeroporto ou via telefone. Na hora do registro do RIB ou na ANAC, é preciso estar com o comprovante de despacho da mala, pois serão solicitados informações deste documento. E dependendo do que foi extraviado ou perdido, deve-se fazer um boletim de ocorrência. (B.O)



Vamos responder a três principais perguntas sobre o extravio de bagagem:

1-Quais direitos o passageiro tem em caso do extravio de bagagem ?

Se você não está em sua cidade de residência, que seria o vôo de ida, a companhia aérea  deve custear compras de primeira necessidade. O básico mesmo, nada de luxo, apenas o essencial como itens de higiene e roupa. O valor varia de empresa já que ANAC deixa essa determinação por conta da companhia aérea. Caso você esteja em um vôo de volta, ou seja na cidade de sua residência, não terá direito ao auxilio financeiro.

2-Quais motivos podem levar ao extravio de bagagem ?

  • Conexão de vôo – principalmente quando é muito curto o intervalo de troca de avião, pois pode ocorrer falha humana ou logística, quando a companhia não retira a bagagem do avião e naõ realiza a troca.
  • Falha na identificação da mala – sempre confira a etiqueta na hora do despacho da mala no guichê para não ocorrer um engano de envio de avião.
  • Furto de bagagem – embora tenha muitos protocolos de segurança, pode ser que levem sua mala quando ela passa pela esteira na chegada.
  • Por engano/Troca de mala – pode ocorrer de ter malas idênticas e alguém pegar sua mala por engano.





3-Como evitar a perda da bagagem?

  • Cole adesivos para identificar, chaveiros de identificação, fitas, algo que você possa diferenciar sua mala.
  • Procure planejar a viagem  para evitar conexões curtas
  • Faça o check in com antecedência
  • Instale gps na bolsa se necessário, que você poderá acompanhar pelo celular
  • Para evitar problemas não coloque itens de valor na bagagem como notebook, tablet, celular, eletrônicos e etc. A companhia não fará reembolso destes itens perdidos.
  • Avalie fazer seguro de bagagem, para que caso ocorra um problema, possa receber um valor para custear os danos. Tem empresas aéreas que oferecem esta opção na hora da compra da passagem.


Tudo isso para amenizar e prevenir o extravio de bagagem. Agora é ficar atento e seguir as melhores dicas para você. Ficou alguma duvida, deixe nos comentários que poderem responder em um próximo vídeo.  Até a próxima.

Instagram @livialimongi



 

 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *