Pizza! Quem inventou a pizza?

quem inventou a pizza

Olá mundão, quem inventou a pizza? Segundo historiadores, alimentos semelhantes a pizza existem a milhares de anos. Há evidências de que os egípcios tenham sido os primeiros a misturar trigo e água a mais de 6 mil anos atrás. Vários tipos de pães achatados foram encontrados em civilizações ao redor do mundo. Na China tinha um pão em formato de disco conhecido como Bing, na Índia, com formato do pão sírio chamado de paratha. Na Europa uma massa plana com legumes, carne e queijo. Mas a origem mais próxima do que conhecemos surgiu em 1889, o rei Umberto I e a rainha da Itália Margherita di Savóia visitaram a cidade de Nápoles e mandaram o dono de um restaurante chamado Raffaele Esposito produzir alguns pratos para eles.

pizza

O chef de cozinha teria criado uma versão da pizza inspirado nas cores da bandeira da Itália: manjericão para o verde, mussarela para o branco e tomate para o vermelho colocados sobre o pão sírio. A versão recebeu o nome da Rainha Margherita que amou a pizza. Relatam que o restaurante da origem existe até hoje e se chama Pizzeria di Pietro.



No seculo XVI, o tomate não era muito consumido na Europa devido acharem que era venenoso. Mas já no seculo XVIII, o consumo já era comum e combinado com o pão sírio em Nápoles. Esta história é extremamente importante em Nápoles e por isso existe até uma associação que preserva o relato sobre a origem da pizza.

A pizza teria surgido nos Estados Unidos com o aumento de imigrantes italianos durante o final do seculo XIX. É considerado que a primeira pizzaria na América do Norte tenha sido a Lombardi em 1905 em Nova York , construída por Gennaro Lombardi e em funcionamento até hoje. Anos depois começaram a surgir grandes redes como Pizza Hut e Dominos.



A pizza surgiu no Brasil, no seculo XIX trazida por imigrantes italianos. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as pizzas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino. Ele  veio morar no Brasil em 1910, e abriu a Cantina Santa Genoveva no Brás, que já está fechada nos dias de hoje. Depois disso, as pizzas foram incorporadas na culinária brasileira e novas versões e sabores surgiram aqui. Desde 1985, o dia da pizza é comemorado no dia 10  de julho no Brasil. A origem da data foi devido um concurso estadual para eleger as 10 melhores pizzas de marguerita e mussarela. O evento foi promovido pela secretaria de turismo de São Paulo e fez  o maior sucesso, o que acabou fixando a data da pizza.

A famosa expressão no Brasil “Tudo acaba em pizza!” surgiu do futebol. Conta a lenda que em 1960, uma longa reunião da Diretoria do Palmeiras, acabou em um pedido de 18 pizzas. No outro dia o jornalista Milton Peruzzi, que acompanhou a reunião, publicou uma matéria na Gazeta com o titulo “Crise do Palmeiras termina em pizza.”  A partir daí, a expressão virou sinônimo de uma situação não solucionada, que não foi resolvida.




Vamos combinar que acabar em pizza não é nada mal. Já estou imaginando uma fatia quentinha! A minha favorita é a lenha bem fininha e a sua ? Deixe aqui nos comentários.

Me siga nas redes : @livialimongi



 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *