Como surgiu o pão de queijo ?

pão de queijo

Olá mundão,  pão de queijo é um lanche delicioso que combina com qualquer hora, não é ? Hoje vamos falar dessa delícia! Como surgiu o pão de queijo?

pão de queijo




O pão de queijo possui relatos de ter sido criado no Brasil, em Minas Gerais no século XVIII. As cozinheiras das fazendas utilizavam a farinha de mandioca, que depois ficou conhecida como o polvilho, era utilizado no lugar da farinha de trigo em suas receitas de pães. Elas preparavam polvilho acrescentando sobras de queijo de outros preparos, misturavam ovos e leite. A principio esta seria  a  forma da origem do pão de queijo no Brasil, mas tem outros relatos que informam um alimento semelhante em outros países da América do sul como Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai com outros formatos e mesmos ingredientes com o nome de chipa.




É considerado que o pão de queijo vem da origem da chipa, que foi uma invenção das missões jesuítas, juntando tradições indígenas com as europeias com a utilização de manteiga e queijo. A chipa tem apenas a diferença do formato que é  em U, e o pão  tem o formato de bolinha. No Brasil, a chipa teria chegado  em 1860 por imigrantes do Paraguai, principalmente no Mato Grosso do Sul onde a chipa é tradicional e facilmente encontrada.

Os registros de pão de queijo surgem quase 100 anos depois por volta de  1960, a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves que vendia para vários restaurantes de São Paulo. A receita fez tanto sucesso que em 1967 seu filho Mário achou que era o momento  de inaugurar uma loja própria no centro de São Paulo.  A simpática Senhora de óculos que virou símbolo da rede Casa do pão de queijo, dona Arthêmia morreu em 1997 aos 92 anos. Hoje a rede está com o neto que mantém a tradição da rede.  Atualmente, embora seja lembrada como uma paixão mineira, o pão de queijo já se espalhou pelo Brasil e conquistou a todos.

Me siga nas redes:

Instagram @livialimongi



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *