Como surgiu o pastel ?

pastel

Olá Mundão, pastel é um lanche, é um aperitivo encontrado facilmente no Brasil, em feiras livres, pastelarias, restaurantes e bares. Frito com recheio doce ou salgado. É uma delícia, né ? Hoje, vamos falar da história do pastel. Bora lá ?



Pastel é um alimento composto por uma massa à base de farinha a que se dá a forma de um envelope, se recheia e depois se frita por imersão em óleo fervente. Originário da culinária brasileira, e de origem paulista, o pastel um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular do Brasil, Portugal e também populares no resto do mundo



Existem 2 vertentes apontando a origem do pastel como sendo da Ásia. Existe a dúvida se foi inspirado no gyosa japonês ou no harumaki chinês. Em todo caso, durante a Segunda Guerra Mundial desembarcaram muitos imigrantes japoneses no Brasil. Existia um preconceito devido a alianças da Guerra, para driblar isso eles se passaram por chineses e abriram muitas pastelarias. Adaptaram a receita deles para os ingredientes disponíveis no Brasil, como o saquê que foi substituído pela cachaça . A massa é feita de trigo, sal, óleo, vinagre e cachaça que deixa crocante.



A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau.

Atualmente muitos países chamam o pastel de receita brasileira. Aqui combinamos muitos recheios, queijo, carne, frango, camarão, chocolate e muitos outros. Bom demais!



Legal a história, né ?

Me siga nas redes:

Instagram @livialimongi e @olamundaoblog

💡 Separamos para você estas dicas:

Air Fryer 3,5 l (Super oferta)

Fritadeira Elétrica Deep Fry 1,8 Litros Inox com Timer

Alimentos Low Carb 

Aprenda fazer este lanche de feira e ganhe dinheiro 

 

 

Até a próxima.



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *