10 Pontos Turísticos para conhecer no Espírito Santo

Espirito Santo

Olá Mundão, hoje vamos falar da história e dos 10 pontos turísticos do Espirito Santo. Bora conferir ?

A história do Espirito Santo começou em 23 de maio de 1535, quando os colonizadores portugueses, chefiados por Vasco Fernandes Coutinho, desembarcaram na capitania. A terra foi dividida em lotes e distribuída para 60 colonizadores, incentivados a produzir e cultivar as terras.




Devido o ataque dos índios que habitavam a região, Vasco Coutinho em 1549 procurou um lugar seguro para se estabelecer, encontrando uma ilha montanhosa. As lutas continuaram com os índios até o dia 08 de setembro de 1551, onde os portugueses saíram vitoriosos. Para marcar o fato, o local passou a se chamar de Vila da Vitória e a data como a de fundação da cidade. Mais tarde  ficou sendo chamado apenas de Vitória.  As terras que eles saíram antes devido aos ataques dos índios foi chamado de Vila Velha.

Conheceu um pouquinho do Espírito Santo ? Agora vamos falar dos pontos turísticos para você conhecer .

1- Parque Nacional do Caparaó

Ele abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira. Ele fica na divisa de Minas Gerais com o Espirito Santo. Além das trilhas, os visitantes podem curtir cachoeiras, piscinas naturais e acampar se desejarem, cercados pela natureza.

Espirito Santo

2-Convento da Penha

É  um dos santuários religiosos do Brasil, está situado em Vila Velha, construído no alto de um morro. Além da história mostrada dentro da fortaleza, o Convento é muito conhecido por sua extensa escadaria. Muitas pessoas já pagaram promessa subindo as escadas de joelhos.

Espirito Santo



3-Parque Estadual da Pedra Azul

A reserva fica no município de Domingos Martins, a famosa Pedra Azul possui 1822 metros de altura e dependendo da hora do dia muda de cor.  Dentro do parque tem muitos animais como tamanduá, tatu, sagui da serra, entre outros. O visitante pode curtir trilhas no parque e apreciar a natureza.

Espirito Santo

4-Praça do Papa+ Instituto da Baleia Jubarte

A praça foi batizada de Praça do Papa depois que João Paulo II realizou uma missa no local em 1991, neste local hoje se encontra o monumento “Cruz Reverente”. Em alguns metros desta cruz está o Instituto da Baleia Jubarte, é a segunda do Brasil, porque a primeira fica na Bahia.  O espaço do instituto tem exposição de ossos de baleia, fotos de animais marinhos e oferece passeios de escuna para visualizar baleias no mar. Os passeios são realizados em junho e outubro quando elas aparecem.

Espirito Santo

5-Projeto Tamar

Fica também na Praça do Papa, é uma organização e cuida da proteção de tartarugas marinhas e tem tanques com grandes tartarugas, além de exposição e informação sobre elas.

Espirito Santo

6-Catedral Metropolitana de Vitória

Localizada na Cidade Alta, possui uma arquitetura neogótica, com destaque nos maravilhosos vitrais em suas paredes.

Espirito Santo

7-Palácio Anchieta

Localizada em frente do porto de Vitória. O passeio é acompanhado de historiadores que cotam a história do Palácio e mostram todos os espaços do prédio.

Espirito Santo



8-Parque Pedra da Cebola

Fica em Vitória, o parque tem boa estrutura para atender o publico, há uma casa de meditação, jardim oriental, além de um mirante sobre uma grande parede rochosa com vasta vegetação, usada por muitos alpinistas. O nome do parque tem origem em uma pedra esculpida pela natureza que está sobre outra rocha e se assemelha ao formato de uma  cebola.

Espirito Santo

9-Praia da Costa

É a praia mais movimentada do Estado. Ao longo da extensão, a praia da Costa muda de nome, ela vira praia de Itapuã e mais a frente praia de Itaparica. Há também diferença nas ondas que vai ficando mais forte entre um trecho e outro. Nos fins de semana acontece uma feirinha ao redor da praia.

Espirito Santo
praia-da-costa-espirito-santo

10-Associação das Paneleiras de Goiabeiras

A moqueca capixaba é o prato principal do Espírito Santo preparado geralmente em panelas de barro. Descendentes de índios, as mulheres possuem uma associação aberta para turistas, onde pode ver o processo de extração do barro do manguezal e o preparo e queima das panelas. Ainda consegue comprar e ter sua panela de barro em casa.

Espirito Santo

Agora você tem uma lista completa para visitar o Espirito Santo.

Até a próxima.

Instagram:  @livialimongi



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *