Como surgiu o macarrão ?

macarrão

Olá Mundão, o macarrão tem sido o prato favorito de muitas pessoas, inclusive pela praticidade do preparo e sabor. As massas foram consumidas por muitas culturas diferentes por muitos anos. Hoje vamos falar como surgiu o macarrão. Bora lá ?



Existem incertezas sobre quem criou o macarrão, há duvidas se foram os chineses, os italianos ou os árabes. Embora a lenda popular afirme  que Marco Polo teria introduzido massas na Itália após visitas ao extremo Oriente no final do século XIII. Arqueólogos encontraram na China  vestígios do macarrão com quase 4 mil  anos de idade. Além disso no século XIII já se comia bastante macarrão na Itália.

macarrão

Romanos e gregos por volta de 400 anos a.C ,  faziam uma massa cortada em tiras grandes que chamavam de “laganon”, o que teria dado origem a lasanha. Os árabes  foram os primeiros a inventar o método de secagem para conservar as massas, pois em viagem não conseguiam preparar a massa fresca. Para permitir a secagem rápida, criaram massas em formato de cilindro oco.



Em 1154 é citado em um guia um alimento de farinha em forma de fios na Itália. Entre 1400 e 1500 criaram um Carrossel de madeira para facilitar a secagem das massas devido o clima no norte da Itália não favorecer a secagem. Em 1554 o tomate chegou das Américas para a Itália e no século 17 começou a ser desenvolvido o molho.

Em 1830, começaram a buscar invenções que pudessem fazer de forma mecânica o preparo da massa. Porém a primeira máquina capaz de realizar todo o processo foi patenteada em 1933.




A Itália teve o crédito pela criação do molho de tomate em Nápoles e a melhor combinação da massa o que o que difundiu a ideia da cultura gastronômica italiana com diferentes massas.

Estas receitas chegaram nas Américas através dos ingleses que trouxeram após visitas à Itália. O macarrão chegou no Brasil na mesma época da pizza através de imigrantes italianos.  No Brasil e em outros países se comemora o dia do macarrão em 25 de outubro.

Nos dias de hoje existem muitos formatos de massa ou macarrão como: fettuccini, ravióli, linguini, capeleti, espaguete, talharim e muitos outros.

Uma curiosidade é sobre a expressão “é a massa”,  muitas pessoas principalmente no nordeste falam expressões como :  “O show foi massa! A praia estava massa!” para dizer que foi legal. Acredita-se que a expressão surgiu de 2 músicas tanto a “massa real” de Caetano Veloso de 1975, como uma música “massa” de Raimundo Sodré de 1980, principalmente essa música fazia trocadilho com a massa de mandioca com a massa dos trabalhadores e de questões sociais. Pela inteligência da letra surgiu como elogio… “Isso é massa!” ,”A música é massa!” , “é massa”.

Agora eu quero saber qual é seu macarrão favorito?

Até a próxima.

Instagram @livialimongi



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *