Como surgiu o quindim ?

quindim

Olá Mundão, quindim é um doce muito saboroso e querido no Brasil e possui uma origem bem interessante. Ele não surgiu de um acidente culinário e sim de uma solução para evitar desperdícios de comida nos Conventos de Portugal. Quer saber mais ? Se inscreva no canal e bora para o vídeo.

Não existe uma data precisa, mas segundo historiadores relatam que nos conventos de Portugal, por volta da época da colonização do Brasil, as freiras lusitanas de Leiria usavam claras de ovos como base para engomar suas roupas.

quindim

Porém, sobrava muitas gemas e elas consideravam um grande desperdício jogar fora. Foi assim que elas foram para cozinha e criaram várias receitas com as gemas, entre essas, o doce Brisa-do-Lis.

Os portugueses gostaram muito deste doce das freiras, que era feito de uma receita a base de gemas , açúcar e amêndoas. E foram justamente as amêndoas que favoreceram a criação do quindim, porque quando os portugueses vieram colonizar o Brasil junto vieram as receitas que mais gostavam, mas eles não contavam com a ausência de alguns ingredientes para poder preparar suas receitas.

As escravas africanas, na cozinha, preparavam essas receitas para seus senhores, mas para preparar o Brisa-de-Lis elas tinham um grande problema: a falta de amêndoas. Com toda a sua criatividade para a gastronomia, as africanas decidiram aproveitar outro ingrediente que existia em abundância nas terras brasileiras: o coco.



Quem gosta de cozinhar, sabe que se mudamos um pequeno ingrediente de uma receita ela se transforma em outra, e foi justamente o que aconteceu com o tradicional doce português. Pela falta de amêndoas e o alto custo e dificuldade da sua importação, ela foi substituída por coco ralado e o doce precisou ganhar um novo nome. As escravas africanas o batizaram de quindim, que significa encanto ou dengo, uma alusão ao fato de ser delicado.

A receita com coco ralado também foi aprovada e o quindim nasceu das habilidosas mãos das escravas africanas, que adaptaram a receita lusitana para o solo brasileiro. Ou seja, o quindim, como todo bom brasileiro, é uma grande miscigenação. Ele tem raízes portuguesas, foi elaborado e batizado por africanas em solo brasileiro!

E foi assim que surgiu o delicioso quindim, elaborado em solo português, adaptado por africanas em solo brasileiro e saboreado por todos!

Se você pesquisar sobre quidim no exterior, vai encontrar informações de que é uma receita brasileira, mas na verdade nós apenas a herdamos desta combinação portuguesa e africana.



Hoje em dia no Brasil, o doce pode ser preparado em fôrmas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim, encontradas em várias cafeterias por ai o ano inteiro, nosso tradidional Quindão. Além de estar cada vez  mais presente nas festas juninas como opção de sobremesa.

Forma redondinha de quindim  > https://acesse.vc/v2/2907457bfdb0

Quindim em lata (Pronto para comer) > https://acesse.vc/v2/2901eb9831e

Em Portugal a versão original tem site, eventos e concursos de brisas de liz promovidas pelo turismo deles. Vou deixar o site aqui https://www.brisasdoliz.pt/noticias, para quem quiser conciliar os eventos com sua próxima viagem.

Até a próxima.

Me siga no instagram @livialimongi



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *