Com o surgiu a feijoada ?

Como surgiu a feijoada livia limongi

Olá Mundão, quando você pensa em uma comida típica brasileira, vem logo na cabeça uma bela feijoada, né?! A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, e o acompanhamento de couve refogada, uma boa farofa e aquele caprichado arroz.  Como será que essa receita surgiu ? Vamos  conferir?!

Segundo historiadores, a  feijoada é uma variação de um prato bem antigo típico europeu, que tem como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, e varia de região em região. Pratos similares na culinária seriam o cozido em Portugal; o cassoulet, na França; apaella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália, entre outros.



Os portugueses seriam os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo e evolução dos costumes, teve o nosso feijão acrescentado.

Há uma história em que conta que o prato foi criado nas senzalas, pelos escravos, usando restos de comida dos portugueses. Eles tiveram a ideia de cozinhar feijão preto com as carnes desprezadas.

Porem há um questionamento se realmente havia sido os escravos  que tinham criado, uma vez que a religião que eles seguiam era contra o consumo de carne de porco. Por isso essa hipótese é questionada. Além de já existir misturas com feijão em outros países. Não uma afirmação de quem realmente tenha criado o prato. Mas é considerado que a receita tenha sido criada no Brasil devido aos ingredientes típicos.

No século XIX, existem vários anúncios em Recife que faz menção ao prato. Além de encontrar recibos e outros relatos que a família imperial em Petrópolis no Rio de Janeiro, na época de D. Pedro II comprava várias das carnes que consideramos como restos e que possivelmente fazia parte da feijoada.



O estado do Rio de Janeiro é um dos estados que mais consome feijoada nos dias de hoje. Muitos restaurantes servem a feijoada toda sexta ou todo sábado, depende do local.

Por possuirmos uma culinária bastante regionalizada, existem algumas variações de feijoada dentro do próprio Brasil.

 

Alguns estados usam o feijão mulatinho em vez do feijão preto, já outros preferem o uso da carne fresca ao invés das carnes maturadas (como a carne seca e carne de sol).

 

Partes do porco, como o rabo, a orelha, a língua e o pé, também são comuns no preparo desse prato. Uma curiosidade é que essas partes, consideradas menos nobres por nós, na verdade eram bastante apreciadas pelos europeus.

Eu mesmo amo uma feijoada, mas gosto da feijoada dita magra… magra ela não tem nada, só tem carnes especificas como costela, linguiça, lombo, um charque, bacon e só, além de claro o feijão preto.



 

E você pensa que acabou por aí? Já existem diversas receitas de feijoada vegana, com linguiças vegetais, tofu defumado e legumes diversos. Existem pessoas que escolhem fazer a feijoada vegetariana por ser uma opção menos calórica também. Eu nunca comi, não sei se  é boa ?

E você como gosta da feijoada ?

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Panela de Pressão – Vancouver → https://acesse.vc/v2/292c49725bc

 

✓Conjunto de panelas para feijoada  → https://amzn.to/2HemNYq

 

✓Louça para servir feijoada → https://acesse.vc/v2/292ae358602

 

✓Aprenda  a fazer uma feijoada  para vender → https://go.hotmart.com/Y42450608W?dp=1

Me siga no instagram @livialimongi

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *