Como surgiu o queijo?

queijo

Olá mundão, o queijo combina com praticamente toda receita salgada e tem até combinação doce.  O prato ganha sempre um toque a mais com aquele  queijo derretido seja massas, pizza, parmegianas e sanduiches. Existem uma infinidade de receitas e muitos tipos de queijo. Mas como será que este alimento surgiu ? Bora conferir ?

O queijo é consumido a mais de 8 mil anos e ninguém sabe ao certo onde e quando começou a fabricação de queijo. Isso vem de tão longe na história da humanidade, suas origens não foram registradas. Mas os especialistas em história do queijo acham que sabem qual pode ter sido o tipo mais antigo de queijo, e como foi produzido. A origem do queijo provavelmente está no estômago de uma ovelha. E Como isso poderia ter acontecido é bem simples.



As ovelhas foram domesticadas pela primeira vez por volta de 8.000 aC. Além de lã, carne e leite, estômagos de ovelha eram um item utilizável da criatura. Os estômagos, quando removidos dos corpos, seriam usados para transportar leite fresco. Sem o conhecimento dos primeiros transportadores de leite, no entanto, o estômago das ovelhas contém renina, uma enzima usada para fazer queijo . Em longas distâncias, o leite fresco contido nos estômagos pode coalhar – mas a renina o transformaria em coalhada, em vez de apenas leite estragado. Coalhada de queijo foi provavelmente o primeiro tipo de queijo a ser comido. E se não foi o estômago de uma ovelha que começou tudo, poderia ter sido algum outro animal de ordenha , como uma vaca, búfalo ou cabra. O leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida,  que é o queijo.

O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito através da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômagos dos bovinos.



No Brasil, a primeira citação sobre a produção de queijo,  ocorreu no ano de 1581, na Capitania de Pernambuco.

Queijo de minas (ou “Queijo minas” como é popularmente chamado), diz respeito a todo e qualquer queijo produzido em Minas Gerais, independente de local ou processo de cura. Por outro lado, em alguns estados do Brasil o nome se tornou sinônimo do queijo frescal, ou queijo branco, como é conhecido em alguns lugares do país. Nesse caso, o queijo minas corresponde ao queijo fresco, com pouco tempo de cura e ainda no processo de (perda de líquido)

Hoje em dia, existem vários fatores na categorização do queijo

Os fatores que são relevantes para a categorização dos queijos incluem:

  • Tempo de maturação
  • Textura
  • Métodos de produção
  • Teor de gordura
  • Tipo de leite

Que levam aos tipos de queijo que podem ser:

  • Fresco
  • Soro de leite
  • Pasta Filata
  • Semimacio
  • Semifirme
  • Duro
  • Creme duplo e triplo
  • Curado mole
  • Veio azul
  • Tipo de Cabra ou de ovelha
  • Aroma forte ou embolorado
  • Fundido




E que origina uma infinidade de queijos como os conhecidos :

Queijo mussarela

Pra começar, o queijo tipo mussarela é um dos mais conhecidos e usados em receitas. Isso porque ele é bem macio, tem um gosto suave e fica ótimo como recheio de lanches, pizzas e muitas outras receitas.

Queijo prato

Agora, o queijo prato é mais amarelo e tem um gosto mais forte que a mussarela. Ele fica muito bem em sanduiches.

Queijo parmesão

Já o parmesão é mais durinho e com um gosto mais forte que os outros queijos. Um dos jeitos mais comuns de usar ele é ralado em cima da macarronada, da lasanha.

Queijo brie

O brie é um queijo francês muito antigo e bem molinho, com uma textura que lembra até um requeijão. Ele é mais amarelo com uma casquinha branca mais dura. As receitas de risoto misturando o brie com frutas são bem famosas, mas ele também é gostoso pra comer puro ou com um pãozinho. Mui

Queijo provolone

E o provolone é um queijo feito com leite de vaca ou de búfala que tem um sabor mais forte e defumado. Ele combina muito bem com sanduíches e não pode faltar numa boa tábua de frios, né? Além disso, o provolone fica delicioso empanado e frito.

Mussarela de búfala

Olha, Mussarela de búfala é bem leve e tem um gosto muito suave. Ele é vendido em formato de bolinhas ou tiras e fica muito bom no preparo de saladas ou pra rechear massas.

Queijo coalho

Agora, o coalho é um queijo branco bem típico do norte do Brasil. Ele é um dos mais usados no preparo de pratos regionais e aguenta bem as temperaturas mais altas. Fica uma delícia acompanhado de um churrasquinho.

Queijo gorgonzola

Por outro lado, o gorgonzola é um queijo muito conhecido pelo cheiro e sabor fortes, além daquele mofo azul dentro dele, . Por causa do gosto bem marcante, o gorgonzola deve ser usado com moderação nas receitas. Mas ele fica ótimo pra preparar pizzas, molhos a base de queijo e risotos.

Queijo gouda

Já o gouda é um queijo bem molinho e amarelo.  Como o gosto é mais suave, ele fica ótimo pra servir como aperitivo ou pra usar na preparação de molhos!

Ricota

A ricota é um queijo bem branquinho e muito leve, e por isso ela é muito usada pra quem tá fazendo dieta, sabia? O sabor é mais ácido e lembra um pouco o limão, então  é ótima pra massas recheadas ou como base pra patês.

Cheddar

O cheddar vem da Inglaterra e é um queijo com uma cor amarela bem forte. Mesmo com uma textura um pouco mais firme, esse tipo consegue derreter bem e por isso é muito usado em molhos ou pra rechear sanduíches. Sabe aquele hambúrguer com bastante queijo derretido? Então, o cheddar é perfeito pra esse tipo de receita!

Queijo emmental

E mais: o emmental é aquele queijo cheio de buraquinhos no meio, sabe? Ele tem uma textura mais firme e um gosto bem suave, por isso é bem gostoso pra comer puro! Ah, e esse queijo também é o mais usado no fondue.



Um lanche não está completo sem pelo menos uma boa fatia de queijo, não é mesmo? A lista de comidas que combinam com queijo é muito grande. Agora me conta, para você qual comida não pode faltar queijo? Me conte aqui nos comentários. Gostou da história do queijo ?

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Ralador de Queijo de manivela  → https://amzn.to/3qf93OY

✓Jogo de Utensilios de Queijo → https://amzn.to/2VlpR8Q

✓Guia para Revender os Produtos Mineiros → https://go.hotmart.com/H44155512K?ap=f0a8



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *