Como surgiu o chocolate?

chocolate

Olá Mundão, o chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. É, de fato, delicioso, pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor. A história do chocolate é bem interessante, porque o chocolate não era considerado um alimento, era muito utilizado em celebrações, bebidas e até moeda de troca. Eu vou contar tudo neste vídeo, então bora lá.

Segundo historiadores,  os primeiros a consumir cacau regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, que eram habitantes do México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolveram o costume de beber o a cacau, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como por exemplo pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.



A importância dos seus frutos era tão grande que chegou a ser moeda de troca. Nessa época não se usava o cacau para fazer chocolate pois não existia esse conceito.

O cacau chegou na Europa através de Cristóvão Colombo em sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Mas passou um pouco despercebido por conta de outras riquezas que ele havia levado também.

Só em 1519 é que se redescobriu o cacau, através das conquistas no México levadas a cabo por Hernando Cortez. Que ficou fascinado com a bebida e as formas de preparo do cacau pelos Astecas.

Com o passar dos anos, os espanhóis juntaram adoçantes à bebida original e a tornaram bem mais agradável ao gosto Europeu. Desta forma o cacau quente começou progressivamente a conquistar a elite espanhola. Para facilitar o transporte e a confecção da bebida, os espanhóis passaram a aglomerar o cacau em tabletes.



Em 1795, na Inglaterra, começou-se a utilizar uma máquina a vapor que esmagava as sementes de cacau com pouco esforço e em muito maior quantidade. Esta inovação tecnológica permitiu a fabricação de tabletes de cacau em muito maior escala.

Em 1828, Conrad Van Houten, um químico holandês inventou uma prensa hidráulica que, pela primeira vez, conseguia extrair para um lado a manteiga de cacau e para o outro a massa de cacau.

A massa de cacau era depois pulverizada até se transformar em pó de cacau. Acrescentaram outros componentes  a este pó de cacau, que permitia que fosse facilmente dissolvido em água.  (o chocolate)

o chocolate

Em 1876 o suíço Daniel Peter tentou, durante 8 anos, adicionar leite ao chocolate mas sem conseguir chegar a um resultado satisfatório. Já quase a desistir, resolveu apresentar o seu problema a Henry Nestlé, um fabricante de leite evaporado. Nesta época, Henry Nestlé tinha acabado de melhorar a sua produção de leite condensado. Foi quando decidiram adicionar leite condensado ao chocolate. A mistura resultou no chocolate ao leite.

No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia, com algumas delas. O clima favoreceu o plantio e as lavouras cacaueiras prosperaram na região, que ficou conhecida pelos coronéis do cacau, fato que – inclusive – inspirou obras literárias do consagrado escritor Jorge Amado. A produção abundante levou os irmãos Neugebauer e o sócio Gerhardt, todos imigrantes alemães, a fundar a primeira fábrica de chocolate brasileira, em Porto Alegre, em 1891. Vinte e um anos depois, o cônsul suíço Achilles Izella lançou a Lacta. Depois veio a Kopenhagen em 1928, a Garoto em 1929 e, em 1959, a suíça Nestlé começou a fabricar chocolates no Brasil.



Em 1879, Rodolphe Lindt, um inventor e fabricante de chocolate suíço, criou um novo processo que deixava o chocolate muito macio, com qualidade e aroma, chegando no chocolate que conhecemos hoje.

Inclusive hoje em dia, temos vários tipos de chocolate:

1 – Chocolate Amargo.

2 – Chocolate Meio Amargo.

3 – Chocolate ao Leite.

4 – Chocolate Branco.

5 – Chocolate Quente Cremoso.

6 – Achocolatado.

7 – Chocolate para Cobertura.

8 – Chocolate Diet.

Curiosidades do Cacau: o fruto por trás do chocolate

  • Um cacaueiro dura até 200 anos.
  • O cacau nasce diretamente do tronco da árvore.
  • A Bahia é o maior estado produtor de cacau do Brasil.
  • O cacau movimenta bilhões de reais por ano.
  • A manteiga de cacau tem ação antioxidante, cicatrizante e emoliente, sendo ideal para pele e cabelo.
  • E o cacau tem 100% de aproveitamento para formar seus derivados.
  • Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade.

Eu já levei muita barra de chocolate para beliscar na hora da prova para manter a energia lá em cima. Gosto da maioria das receitas que leva chocolate, bolo, torta, mousse, brownie, e etc.

Agora quero saber de você. Qual é o melhor chocolate ou receita ?

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Aprenda a fazer mais de 200 receitas de doce gourmet e ganhe dinheiro→ https://go.hotmart.com/Q42451577C

✓Aprenda  a fazer brigadeiro gourmet para vender e ganhe dinheiro → https://go.hotmart.com/V42451471E

✓Achocolatado em Pó, Galak, 200g → https://amzn.to/390XBP2

Gostou da história, já deixa um joinha e se inscreva no canal estamos com vídeo novo toda terça, quinta e sábado ás 19hs. Espero vocês, tchau, tchau.



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *