10 Pontos Turísticos para visitar em Minas Gerais

minas gerais

Olá Mundão, Minas Gerais é um misto de cidades históricas com lindas paisagens. Possui cachoeiras paradisíacas, cidades aconchegantes e montanhas emoldurando a região. Hoje vamos falar dos 10 pontos turísticos para visitar em Minas Gerais e um pouco da sua história. Bora lá ?

O desbravamento na região de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.



A influência da mineração na economia do estado inibiu, de certa forma, o desenvolvimento de outras atividades econômicas de exportação. Por muitos anos, apesar dos avanços advindos da produção de açúcar, fumo e algodão, Minas Gerais continuou baseando sua economia nas grandes fazendas. O lento avanço da economia de Minas, como o de toda colônia, foi acelerado com o advento da produção e exportação de café.

No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento. No entanto, a produção de ouro começou a cair por volta de 1750, levando a Metrópole – Portugal – a criar formas cada vez mais rígidas de arrecadação de impostos, o que resultou no mais conhecido movimento político e histórico de Minas Gerais – A Inconfidência Mineira em 1789, que inclusive foi o movimento que inspirou a bandeira do Estado, reunia proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração onde pretendia eliminar a dominação portuguesa e trazer liberdade para o país. Tiradentes um dos lideres do movimento acabou sendo preso e executado em 21 de abril de 1972 pelos portugueses.



Agora que você já tem estas informações, vamos aos pontos turísticos:

  • Museu da Inconfidência

É um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Vale a pena fazer um tour pela cidade de Ouro Preto e conhecer mais a história.

minas gerais

  • Parque Nacional da Serra da Canastra

Criado em 1972 para proteger as nascentes que se encontram dentro do parque, além de preservar todas as belezas naturais e vida animal que lá se encontram.

A maior atração da Canastra é a Cachoeira Casca D’anta, uma das maiores quedas d’água do Brasil com 186 metros. A imponente atração natural atrai fãs de todo o país que percorrem seus 3 km de trilha para observarem tal maravilha.

 

  • Capitólio

Capitólio é um lugar único em Minas Gerais. Trata-se de uma região privilegiada por cânions e cachoeiras de águas cristalinas, onde os aventureiros encontram um verdadeiro oásis em meio ao calor do estado. Não é à toa que o destino foi apelidado de Mar de Minas. O Lago de Furnas e o Morro do Chapéu são algumas das atrações que conquistam os visitantes.

minas gerais

  • Instituto Inhotim

É  o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, cercado por um majestoso jardim botânico. Além  das maiores coleções de espécies vivas, o instituto possui mais de 20 galerias que abrigam obras de 85 artistas de 26 diferentes nacionalidades: instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos que chocam, encantam e estimulam a participação do visitante.



  • Mercado Central de Belo Horizonte

Com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar. Além de poder aproveitar para fazer umas comprinhas.

  • Gruta Rei Do Mato em Sete Lagoas

Monumento Natural exibe quatro salões: Couve-Flor, Blocos Desabados, Principal e Raridades. Dos 998 metros de extensão da gruta, a visitação é permitida em apenas 220 metros. Este limite se justifica pelo fato de a gruta ainda ser considerada “viva” pelos cientistas. Na gruta pode visualizar a beleza da natureza e nas formações estalagmites e estalactites, acompanhados  por um guia que direciona e conta a história do lugar.

  • Parque Municipal Américo Reneé Giannetti

Parque Municipal está entre as áreas verdes mais populares de Belo Horizonte. Oferece belos jardins, coreto, lagos, parques e até um teatro. É um bom espaço para caminhadas em um domingo de sol e passear de barquinho a remo que alugam no lago. Bom para relaxar.

  • Tour em Tiradentes

Tiradentes  é bem famoso por seu Carnaval de rua, abriga igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial. O principal ponto da cidade é o Centro Histórico, que abriga incríveis igrejas, em especial a Igreja Matriz de Santo Antônio.



  • Cachoeira Véu das Noivas

Localizado em Poços de Calda, a cachoeira é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. A Cachoeira está localizada dentro do Complexo Turístico Véu das Noivas, a paisagem é composta por mata ciliar e rochas. No local, há um trenzinho que realiza passeios nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais. Além da feira de artesanato que funciona no antigo restaurante.

  • Parque das Aguas em São Lourenço

O parque é o principal atração turística de São Lourenço. Possui 430 mil metros quadrados de área, com nove fontes de águas minerais, cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular. Inclusive já falei mais sobre São Lourenço em outro vídeo vou deixar aqui no box de informações.

minas gerais

Além de todos estes pontos turísticos, quando for em Minas Gerais não deixe de curtir a gastronomia, o pão de queijo e experimentar os diferentes queijos fabricados por eles.

Você tem um ponto turístico de Minas para indicar já deixa aqui nos comentários. Já deixa um joinha, se inscreva no canal e até a próxima.

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Mala de Bordo com Frasqueira e Rodinhas Especiais → https://oferta.vc/v2/276b2532efa

✓Hotel Fazenda em São Lourenço → http://viajar.hu/22dth

✓Ralador de Queijo de manivela  → https://amzn.to/3qf93OY

✓Jogo de Utensilios de Queijo → https://amzn.to/2VlpR8Q

✓Guia para Revender os Produtos Mineiros → https://go.hotmart.com/H44155512K?ap=f0a8



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *