10 pontos turísticos para visitar no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Olá Mundão, Hoje vamos falar dos 10 pontos turísticos para visitar no Rio Grande do Sul e um pouco da sua história. Bora lá ?

Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul foram os povos nativos, ou seja, indígenas. Até um século depois do Descobrimento do Brasil. Por volta do século XVII essa região teve a passagem de alguns colonizadores portugueses e espanhóis em busca de índios para capturar e escravizar. Nesta época as missões jesuítas também aconteciam com o intuito de catequizar os índios, os padres começaram a viver na região e começaram a criar gado. Eles lutavam contra a escravização que os colonos impunham. Porém depois os bandeirantes acabaram expulsando os padres , o que levou que os gados ficassem espalhados e selvagens.  Os anos seguintes ficaram marcados pelas guerras e brigas entre portugueses e espanhóis pelas terras, que só foi  encerrar em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso. Logo depois italianos e alemães também vieram colonizar a região e começou a cuidar de estancias agrícolas. Desta forma o Estado  foi evoluindo, e é  por isso o motivo da grande  influência europeia na região.  Em 1835 ocorreu a Guerra dos Farrapos que durou 10 anos, que teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca), a guerra encerrou em 1845.

Curiosidades do Rio Grande do Sul

Em 20 de setembro se comemora o Dia do Gaúcho, essa data foi marcada como o começo da Revolução Farroupilha, no ano de 1835.

  • A praia do Cassino tem 224 km de costa e é a maior do planeta em extensão.
  • O Brasil teve seis presidentes gaúchos: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, João Goulart, Arthur da Costa e Silva, Emílio Médici e Ernesto Geisel.
  • O Rio Grande do Sul é o nono maior estado do Brasil em território.

Agora que você entende um pouco da história do Rio Grande do Sul, vamos para os 10  pontos turísticos para visitar:


  1. Mercado Público de Porto Alegre

Localizado no centro histórico de Porto Alegre o mercado público inaugurado em 1869, conta com a venda de produtos locais (frutas, verduras, legumes, carnes, peixes e outros). Há várias lojas de tradições gaúchas. Além de a própria estrutura estar dentro de um prédio histórico.

  1. Parque Farroupilha

Mais  conhecido como Parque da Redenção ou simplesmente por Redenção, é o parque mais tradicional e popular da cidade brasileira de Porto Alegre. É um local visitado por muitos moradores da região nas horas de descanso, seja para praticar esportes, tomar sol ou confraternizar tomando chimarrão com a família e amigos. Ótimo local para apreciar a natureza e fazer um piquenique.

  1. Mini Mundo

Localizado em Gramado, o parque Mini Mundo possui várias  cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menor que o tamanho real. O parque  surgiu em 1981, a partir do carinho de um pai e de um avô, que resolveram presentear suas duas crianças, a menina com uma casinha de bonecas e o menino com um conjunto de castelos com trenzinhos, em uma pequena área de lazer. Aos poucos, essa pequena brincadeira foi crescendo, até que em 1983 ela foi aberta ao público. Os visitantes encontram importantes obras da humanidade, dentre elas castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casas, aeroporto e metrô, além de unidades habitacionais, comerciais e de serviços. O local é uma das atrações mais admiradas pelos visitantes da Serra Gaúcha, divertindo crianças e adultos.

  1. Labirinto Verde

O Labirinto Verde, atrativo turístico mais famoso de Nova Petrópolis, é um local de diversão para crianças e adultos e desafia os visitantes em um caminho secreto em meio a cerca viva de folhas.  Chegar ao meio do labirinto  é um momento de intensa felicidade, além de render lindas fotos e lembranças do Jardim da Serra Gaúcha.

5.Bondinhos Aéreos Parque Serra

Localizado em Canela, o passeio no bondinho do Parques da Serra tem início na estação central, próxima ao estacionamento. No local há uma lanchonete com café, algumas lojinhas e um mirante de onde já é possível ver a Cascata do Caracol. Os bondinhos sobem sempre de três em três e cada cabine comporta até seis pessoas. Primeiro ele sobe até a Estação Animal e ao longo do trajeto é possível curtir todo o visual do vale, sempre com vista para a cascata. É um passeio rápido.



A estação animal tem uma trilha ecológica com 210 metros de extensão, onde as árvores nativas são identificadas com plaquinhas e também há painéis informativos que falam sobre a fauna e a flora da região.

Para evitar filas chegue cedo no local, é um passeio curto e por isso você pode  aproveitar logo depois  para conhecer o parque do Caracol.

  1. Parque do Caracol

Localizado em Canela,  no Rio Grande do Sul.  O parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira, com matas fechadas, fauna silvestre como  cotias e raposas dos pampas. Muita vegetação boa  para fazer as trilhas e apreciar a paisagem. Vá com roupas leves, tênis, protetor solar e leve agua.

Dentro do parque tem outras atrações como Centro Histórico Ambiental, Estação Sonho Vivo ( que é um trenzinho para crianças aprenderem sobre a história), Mirante para admirar a Cascata  do Caracol de 131 metros de altura e o Observatório Ecológico que permite o visitante ter uma visão geral do Parque.

  1. Parque Moinhos de Vento

O Parque Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão é um dos parques mais conhecidos da cidade de Porto Alegre. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil. Oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica.



O parque conta ainda com uma réplica de moinho açoriano ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística.

 

8.Maria Fumaça – Trem do Vinho

O roteiro do Maria Fumaça na Serra Gaúcha é um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, região conhecida pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem Maria Fumaça viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.

Rio Grande do Sul

  1. Mundo a Vapor

Localizado em Canela, o Parque Temático Mundo a Vapor é o único do planeta que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor em pleno funcionamento.

A fachada do parque reconstitui um famoso acidente de Montparnasse, que aconteceu em Paris, no anos de 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a parede e ficou pendurada.



Dentro do parque os turistas acompanham um mundo de miniaturas em movimento. Os monitores demonstram como funcionam as pequenas fábricas movidas a vapor.

As atrações são a :  Siderúrgica, olaria, serraria, fábrica de papel, usina hidrelétrica, usina eólica, moinho, fábrica de erva mate, entre outros…

  1. Lago Negro

O Lago Negro, localizado em Gramado, é uma bonita opção por estar aberto 24h, sendo uma oportunidade gratuita e ao ar-livre, o que nesses momentos de pandemia é sempre uma opção mais segura.

Possui, como o nome sugere, um lago no centro do complexo, uma pista de caminhar ao redor do mesmo a qual não é grande e quiçá o principal atrativo (este pago) que são os pedalinhos de cisne no lago.



Sobre os pedais, há a opção para 2 pessoas e também para 4 pessoas em um mesmo “Cisne”, como também há a opção do pedal no formato de um barco pirata. O preço oscila entre R$ 40 até R$ 60 e a duração do passeio é de 20 minutos, o que pode ser considerado curto.

De modo geral, há restaurante dentro do complexo do Lago, como também banheiros públicos, porém, em pouco tempo é possível percorrer tudo.

Um último destaque é para as famílias/casais que fazem piquenique e é muito bonito de se ver, como também para desfrutar-se.

Fica a dica aí para você de maravilhosos pontos turísticos do Estado que valem a pena conferir e apreciar de perto. Não se esqueça de levar a câmera e registrar excelentes fotos de cada um desses lugares. Até a próxima!

Gostou do vídeo, é só deixar um joinha e até a próxima.

 

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Kit de Churrasco Original → https://acesse.vc/v2/3404a046c6f

✓Mestre do churrasco e fique profissional → https://go.hotmart.com/E63440216U

✓Churrasqueira Elétrica → https://acesse.vc/v2/34007267e41



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *