Como surgiu o brigadeiro ?

brigadeiro

Olá Mundão, Festa de aniversário sem brigadeiro não tem a menor graça. Afinal, ele é a grande vedete das festas infantis e de adultos também! Chocolate em pó, manteiga, leite condensado e granulados de chocolate. Eis uma combinação perfeita para o nosso brigadeiro. Mas como será que ele surgiu ? Borá conferir ?

 

O brigadeiro é um dos doces mais famosos do mundo, e tem origem brasileira, sua criação é bem interessante.

Em 1945, quando a 2ª Guerra Mundial tinha chegado ao fim e a capital do Brasil ainda era o Rio de Janeiro, o País restaurava sua democracia e tinha uma corrida presidencial após 15 anos da ditadura de Getúlio Vargas.


Os principais candidatos para esta eleição eram o general Eurico Gaspar Dutra, do Partido Social Democrático, que recebeu o relutante apoio do antecessor, e o Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, da União Democrática Nacional, que contava com a simpatia da classe média e elite brasileira.

Para angariar apoio e donativos para a campanha presidencial de Gomes, que era bem apessoado e tinha como slogan “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”, as senhoras de São Paulo organizavam chás e festas, onde vendiam docinhos.

Contrário ao habitual merchandising eleitoral, decidiram elaborar um doce para ser vendido nesses encontros. Havia no entanto um problema. Como se estava em tempo de pós guerra havia imensa falta de leite fresco e de açúcar, o que complicava a tarefa de se fazer qualquer doce. Assim, decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate.

Segundo historiadores, a criadora oficial do brigadeiro foi Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, uma das senhoras do fã clube de Gomes. “Ela levou esse doce e deu o nome de brigadeiro, para homenageá-lo. E daí foi esse sucesso que a gente não entendeu”, contou a filha dela, Ida Nabuco de Oliveira. “Foi uma surpresa porque ela fazia doces muito mais elaborados, mas foi esse que estourou.”


O encanto pelo doce, contudo, não foi páreo para garantir a vitória de Gomes. Dutra, que tinha apoio de getulistas e da classe trabalhadora, teve 55% dos votos, enquanto Gomes não chegou a 35%.

Nos relatos da Memoria do Politico Catarinense Hercílio Deeke, o doce por questão politica ficou conhecido no Sul como doce “negrinho”. E ainda nos dias de hoje assim é chamado por alguns da região.

Mas pelo Brasil, se espalhou como Brigadeiro como de sua origem.


Curiosidades:

O brigadeiro é conhecido em muitos países como “trufas brasileiras”, devido à sua textura macia e delicada que faz lembrar as trufas francesas.

O Maior brigadeiro do Mundo foi feito em São Paulo em  2014 , pesando aproximadamente 27 kilos.

Hoje em dia fazer brigadeiro é um negocio bem lucrativo, e chove histórias de famílias que sustentaram suas casas com este doce. Além disso, há muitas outras versões como brigadeiro de colher, brigadeiro de cobertura e recheio de vários bolos e tortas, brigadeiros gourmet e até com vários sabores.

Brigadeiro é bom de todo jeito. E ai, gostou desta história, já deixa um joinha, se inscreva no canal e até a próxima. Vídeo novo toda semana não perca.

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Aprenda a fazer mais de 200 receitas de doce gourmet e ganhe dinheiro→ https://go.hotmart.com/Q42451577C

✓Aprenda  a fazer brigadeiro gourmet para vender e ganhe dinheiro → https://go.hotmart.com/V42451471E

Me siga no instagram @livialimongi



 

 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *