Quem inventou as batatas fritas ? | Lívia Limongi

batatas fritas

Olá Mundão, a batata frita é um dos acompanhamentos mais amados do mundo. Serve para comer com lanches e pratos principais. Combina com uma variedade de molhos como Ketchup, maionese, queijos ou pura com aquela pitadinha de sal. Mas afinal quem inventou as batatas fritas? (De uma forma ou de outra essa pessoa merece aplausos.)



batatas fritas

Há um questionamento se a criação foi da França ou da Bélgica. Pois segundo a teoria, traça a origem na Bélgica. No final de  1680, moradores pobres que viviam perto do Museu Meuse, frequentemente comiam peixe frito capturado do rio. No entanto, os invernos fizeram o rio congelar, forçando as aldeias a encontrar fontes alternativas de alimentos. Eles cortaram e fritaram a batata da mesma maneira que costumavam a fritar o peixe. Durante a Primeira Guerra Mundial, soldados americanos estacionados na Bélgica receberam estas batatas fritas para comer e amaram o sabor. Como a lingua dominante da Bélgica era o francês, eles nomearam as batatas de “French Fries”, ou seja batatas fritas francesas. E daí teria surgido a confusão da origem.




Existe outra versão de historiadores em que as batatas seriam realmente de origem francesa, pois eram vendidas por ambulantes em Pont Neuf em Paris, na década de 1780, como meio de sustento pelos cidadãos que não tinham privilégios. As batatas foram promovidas como alimento do homem comum na França através do Antoine Augustin Parmentier. Nos Estados Unidos , aumentaram as teorias sobre as batatas fritas. Pois dizem que Thomas Jefferson comeu as batatas fritas servidas a francesa em um jantar na Casa Branca em 1802. Ele teria trazido a receita depois de uma viagem que ele realizou em Paris onde teria experimentado pela primeira vez. Nos anos de 1856 já se encontra registro da expressão batata frita francesa nos Estados Unidos em livros.

O estilo de batatas fritas em palitos finos foram popularizados pelas grandes redes de fast food como Mcdonalds, Burger King e Wendys pelo mundo.



As variantes da batata frita que também fazem muito sucesso são a batata chips e a batata palha. A batata chips é uma batata frita, porém em formato de rodelas e cortada bem fina. Segundo a história a criação deste tipo de batata foi feita pelo cozinheiro George Crum, pois em 1853 no restaurante em que ele trabalhava um cliente se queixou do corte da batata frita por está grossa, e ele querendo agradar, cortou em rodelas finíssimas e fritou deixando ficar bem crocantes. O cliente gostou e com o tempo este formato se popularizou. Hoje são vendidas em varias marcas em pacotes que fazem sucesso na hora do lanche.

A outra versão popular da batata frita, é a batata palha que é frita em palitos pequenos e fininhos. Hoje em dia no Brasil, ela servida com estrogonofe, cachorro quente, salpicão e outras receitas. Atualmente há várias formas de fazer batatas fritas com ondinhas, com carinhas para crianças e muito mais.

Instagram @livialimongi




 

 

Leia também

1 Comment

  1. Wow! This could be one particular of the most beneficial blogs We’ve ever arrive across on this subject. Actually Magnificent. I’m also a specialist in this topic so I can understand your effort. Vanna Winfield Keene

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *