Como surgiu o hambúrguer?

hamburguer

Olá Mundão, hoje vamos falar um pouco da história do hambúrguer, o sanduíche mais consumido no mundo. Bora lá?

hambúrguer

Segundo historiadores acreditam que o hábito de moer carne foi iniciado pelos tártaros, tribos nômades da Mongólia, para facilitarem a ingestão de carnes duras e de má qualidade. Acredita-se que tenha sido os Mongóis que levaram esta forma de consumo para Alemanha. Foi na cidade de Hamburgo que se popularizou e recebeu o nome de bife de Hamburgo , originando o nome posterior de  hambúrguer. Anos depois os alemães teriam levado para os Estados Unidos onde foi difundido.




Alguns americanos se denominam inventores do hambúrguer, porque foi nos Estados Unidos que a carne teve adição de fatias de pão e realmente foi o local onde se popularizou. Segundo registros em 1904 em uma feira mundial de Saint Louis, o texano Fletcher Davis comercializou o sanduíche. Mas há dúvidas de quem realmente inventou o formato que conhecemos hoje, muitos brigaram pelo registro da criação.

Em 1921 foi aberta a primeira cadeia de lanchonetes nos Estados Unidos por Walter Anderson que vendia hambúrguer cozido no vapor e com cebola em sua lanchonete em White Castle.  O sanduíche talvez não fosse muito gostoso, mas era muito barato, custava na época 5 centavos de dólar. As pequenas lanchonetes do século 20, eram lugares onde os fregueses sentavam no balcão. Um ou 2 funcionários faziam de tudo desde preparar a comida até registrar a venda.



Nos anos 30 formaram drive-ins, eram pátios de estacionamentos gigantes e o atendimento era realizado por garçonetes que logo começaram a usar patins para agilizar o atendimento. Nesta época também surgia o personagem Dudu que era um apaixonado por hambúrguer no desenho do Popeye.

Em 1937 os irmãos Richard e Maurício McDonald abriram um pequeno drive na Califórnia e como outros, serviam lanches rápidos.  Seu drive-in era ponto de encontro de adolescentes e  as famílias não frequentavam por considerar o lugar tumultuado devido aos jovens. Para mudar essa ideia em 1948, os irmãos McDonald reformularam a loja. Em 1954 Ray Croc (um ex vendedor de máquinas de Milk Shake) se associou a família McDonald e comandou a disseminação da companhia. O Brasil foi um dos pioneiros, em 1952 o tenista americano Robert Falkenburg abria o primeiro Bob’s em Copacabana no Rio de Janeiro.



A concorrência foi cada vez maior,  aumentaram as opções de recheio e de preparo, incluíram alface, tomate, picles, molho de bacon e outros ingredientes. Hoje em dia muitas pessoas buscam receitas menos gordurosas com insumos mais nobres e combinações  criativas por isso abriu espaço para os hambúrgueres gourmet. Muitos restaurantes incluíram o prato em seu cardápio.

O meu favorito é aquele hambúrguer com uma carne encorpada, suculenta, defumada com alface e  tomate também para dar aquela equilibrada. O que vocês acham? Gostaram da história? Acompanhe o site  para não perder as próximas postagens até a próxima.

Me siga nas redes:

Instagram @livialimongi



 

Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *