Como surgiu o pão ? Lívia Limongi

o pão

Olá Mundão, o pão é muito versátil, combina com vários recheios e acompanhamentos. É um alimento que se tornou praticamente essencial para muitas pessoas. Extremamente popular no mundo.  Até quem faz dieta tenta inventar receitas para ter uma versão do pão.   Mas afinal, como o pão surgiu?  Bora para o vídeo.

Ao contrário de muitas receitas criadas, o pão não pode ser atribuído a uma única pessoa. Ele foi feito de formas e aspectos diferentes, até evoluir aos formatos que conhecemos hoje. Inclusive é considerado que o pão surgiu junto com a agricultura.



Segundo historiadores, muito antes dos Egípcios, já se encontrava vestígios dos ingredientes de um pão simples que datam a mais de 22.000 anos atrás. Os grãos que são a base para fabricar este pão eram colhidos pelos natufianos, grupo do Oriente Médio. Eles processavam os grãos em uma farinha grossa, da qual faziam um pequeno pão sem fermento, cozido diretamente nas brasas do fogo.

Nos anos seguintes, a agricultura e o cultivo de grãos se espalharam pelo Oriente Médio e sudoeste da Ásia através de contatos comerciais e o crescimento das civilizações.

tipos-de-paes-

Há indícios que os Egípcios quando preparavam para fazer um tipo de cerveja, acabou resultando no pão fermentado pela base ser semelhante.  O sistema de fabricação deles era muito simples, pois moíam o trigo com pedra e adicionavam agua, formando uma massa mole que era assada formando o pão. Estudos apontam que a primeira padaria surgiu no Egito em Gizé, além disso o  pão era utilizado como salário, um dia de trabalho recebia 3 pães.

Com a Expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa. Em Roma foi criada a primeira escola para padeiros  e também  houve a denominada política do pão e circo, onde migalhas (pão e trigo) eram fornecidas gratuitamente à população e haviam espetáculos públicos em arenas com gladiadores, para entreter a população, fazendo com que não ficassem revoltados com desemprego e demais problemas sociais. Era uma forma de evitar revoltas do povo.



No Século XVII, a França teve destaque mundial na fabricação de pães por desenvolver técnicas mais elaboradas de panificação.

A industrialização do pão, ocorreu por volta do século XIX com o surgimento de maquinas para a produção como amassadeiras  e moinhos.

No Brasil, o pão teria chegado através da colonização dos portugueses. Martim Afonso trouxe as sementes de trigo e realizou o cultivo na Capitania de São Vicente, no litoral paulista, onde se tornou donatário após a divisão das Capitanias Hereditárias. Segundo a história o pão, só ficou mais popular no Brasil no século XIX com a ajuda dos italianos.

Hoje em dia os pães mais conhecidos são o pão francês, que é bem diferente do pão da França, o croissant, o baguete, o pão sírio, o pão italiano, pão australiano, pão de forma, pão de centeio, pão de batata, pão ázimo, a ciabatta e o pão integral.



Me conte aqui nos comentários qual é o seu pão favorito. O meu com certeza é o pão francês. Deve ser porque quando eu era criança todos os tipos de sanduiche eram feitos com pão francês. O Hambúrguer colocava no pão francês, o cachorro quente, recheio de pão a metro, o misto quente, ou seja tudo com  o pão francês. Hehehehe ( Risos)

Gostaram da história do pão ?  Até a próxima, tchau, tchau.

💡 Separamos para você estas dicas:

✓Comece a fazer pão em casa com a máquina de fazer pão → https://acesse.vc/v2/277b46a3dbe

✓Aprenda a fazer os melhores pães da sua vida e ganhe dinheiro → https://go.hotmart.com/X60511494M

✓Kit de Panificação → https://acesse.vc/v2/277d1a6011c



Leia também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *